quarta-feira, 15 de junho de 2011

PRODUZINDO UMA HISTÓRIA EM QUADRINHO A PARTIR DE UMA TIRA.

Cleusa KrugerTheisges da Costa
Jaqueline Cislaghi de Oliveira
Plano de aula
PRODUZINDO UMA HISTÓRIA EM QUADRINHO A PARTIR DE UMA TIRA.

1)    Disciplina:
 Língua Portuguesa – 4 º ano

  2) Conteúdo:
- Ampliação e adequação do vocabulário;
- Especificidade e características de gêneros textuais: história em quadrinhos.
- Escrita: produção textual.
- Pontuação;
- Oralidade: estratégias de argumentação.

3)  O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Apresentar argumentos consistentes e coerentes ao expor suas idéias e pontos de vista.
- Produzir história em quadrinhos
- Ler e interpretar uma tira em quadrinhos;
- Reconhecer as características do gênero quadrinhos;


4)  Conhecimentos prévios trabalhados com o aluno:
- Interpretação da linguagem verbal e não verbal. 
-  Ter um conhecimento de onomatopéias e o que os tipos balões podem representar na histórias em quadrinhos.   
- Conhecimento básico das teclas do computador;
- Apresentar o HAGAQUE,  explicar como funciona e o que pode ser feito com ele.                                          
5)  Duração das atividades:
- Três aulas de quarenta minutos.

6) Estratégias e recursos da aula:
- Gibis
- computador com o HAGAQUE
- Multimídia
- Folhas sulfites
- Lápis de cor e de escrever
- Sugestão de sites para trabalhar historia em quadrinho:






7) Encaminhamentos:
1ª AULA:
Realizar leitura de gibis durante vinte minutos;
Conversar com os alunos sobre a forma de escrita, como os desenhos estão representados, como está nos balões, às expressões físicas dos personagens, as formas dos balões onde representa fala, grito, pensamento......
Explicar aos  alunos sobre o inicio das histórias em quadrinhos, ensiná-los a pesquisar na Internet em várias fontes e compará-la uma com a outra.
Mostrar aos alunos uma história em quadrinho no multimídia para que façam a leitura da mesma.






Em seguida o professor apresenta a seguinte tira em quadrinho:


Solicitar aos alunos para que leiam e interpretem tira acima, desenvolvendo as seguintes questões:

a.       Quais são os personagens da história?
b.      Onde a história se passa?
c.       Através da expressão facial do Cebolinha no segundo quadrinho, podemos saber o que está sentindo?
d.      Por que o Cascão não queria atravessar a rua?
e.      Cascão acha que só pode atravessar a rua quando o sinal estiver de qual cor?
f.        E você, toma cuidado ao atravessar a rua?
g.      O que você acha do transito de seu bairro?
h.      O contrário de sinal verde é que cor?
i.        O que quer dizer sinal verde para os pedestres?
j.        Você utiliza a faixa de pedestres para atravessar a rua?

2ª AULA

Após correção oral da atividade da aula anterior, será realizada a correção da fala do Cebolinha que troca o R pelo L. Estruturar o texto em narrativa no caderno de caligrafia.

3ª AULA

Instigar os alunos com as questões:
- Onde o Cascão e o Cebolinha estavam indo? Fazer o quê?
- O Cebolinha explicou para o Cascão que ele podia atravessar?
- Ele entendeu? Atravessou a rua?

Solicitar que continuem a história utilizando o HAGAQUÊ.




8) Avaliação:
Ao longo das aulas os alunos serão avaliados conforme sua dedicação e participação nas aulas. Também será avaliado se conseguem produzir uma história em quadrinho; se compreende as características e estruturas do gênero.  Se respeitam as normas do laboratório de informática e da sala de aula.




Nenhum comentário:

Postar um comentário